Gestão e ISO 9001

5 Atividades dos Centros de Distribuição em Logística

5 Atividades dos Centros de Distribuição em Logística

Os centros de distribuição em logística, também conhecidos no universo da logística como CDs, são uma espécie de armazém com posicionamento em local estratégico e uma função logística definida pela empresa.

O que muita gente não sabe é a real função dos centros de distribuição em logística, o que explicaremos a seguir.

De acordo com Alves, um estudioso da área de logística, os centros de distribuição comuns trabalham com um sistema conhecido por push, no qual o objetivo é armazenar produtos para posteriormente oferecer aos clientes. Já os CDs, na visão do mesmo autor, operam no sistema pull, cujo objetivo é receber produtos just-in-time, atendendo a diferentes necessidades dos clientes. Agora que você já sabe de fato o que é um centro de distribuição, veja as cinco principais atividades que são realizadas por centros de distribuição em logística:

 

1 – Recebimento

A primeira etapa do trabalho em um CD é o recebimento. Nela, os produtos dão entrada para conferência de quantidade e qualidade, bem como, são emitidas as notas fiscais. Leitores de códigos de barras e coletores de dados são alguns dos instrumentos utilizados para facilitar esse trabalho.

 

2 – Movimentação

Depois de feito todo o trabalho do recebimento, dá-se início a etapa de movimentação, na qual é realizada a transferência do material da área de recebimento até o local onde será feita a separação do mesmo. Para a realização de tal trabalho, geralmente os CDs contam com o auxílio de equipamentos como empilhadeiras e paleteiras, por exemplo.

 

3 – Armazenagem em centros de distribuição em logística

A etapa de armazenagem tem uma duração que varia de acordo com a necessidade ou urgência de cada entrega de pedidos no CD. Algumas táticas podem ser utilizadas, como a separação de produtos por categorias, por exemplo. Tal prática auxilia para que determinado produto seja encontrado brevemente quando necessário, evitando assim desperdício de tempo.

 

4 – Picking

O picking nada mais é do que o processo de realizar a separação e retirada dos pedidos. Atualmente há, inclusive, sistemas de voice-picking, no qual o supervisor do CD pode gravar diariamente mensagens de voz com instruções para os empregados, que as recebem por meio de um aparelho similar a um fone de ouvido. Dessa forma, diversos erros são evitados.

 

5 – Expedição é uma parte muito importante nos centros de distribuição em logística

A última etapa do trabalho em um CD é a expedição. Essa fase consiste basicamente na conferência do carregamento dos veículos, validação dos pedidos e a expedição de todos os documentos necessários para a realização das entregas.

Como podemos ver, um centro de distribuição em logística é bem mais amplo do que um armazém comum. No CD é possível realizar todos os trabalhos necessários antes de um produto ser entregue ao cliente final. Recebimento, movimentação, armazenagem, picking e expedição são as cinco principais atividades a serem realizadas num centro de distribuição por profissionais de logística.

 

Você gostou da informação? Quer saber mais sobre centros de distribuição? Deixe suas dúvidas ou sugestões clicando na imagem abaixo.

Consultoria Iso 9001 transportadora
Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Gestão e ISO 9001

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem