Softwares

Logística aplicada para armazenagem em supermercados

Logística aplicada para armazenagem em supermercados

Nosso tema de hoje é a logística aplicada para armazenagem em supermercados.

A busca contínua de melhorias em sistemas de logística é algo que interessa a qualquer empresário que trabalha com a compra e venda de mercadorias. Em supermercados, que são lojas com um fluxo muito grande de produtos e pessoas, os sistemas logísticos atingem o ápice de sua importância.

Armazenagem de Estoques

Todo supermercado que se preze necessita ter um estoque. As dimensões do armazém para mercados variam de acordo com seu tamanho e fluxo.

Nesse tipo de estabelecimento, as atividades envolvidas no processo de armazenagem são basicamente: recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos e inventários, que agem de forma integrada, atendendo a todas as necessidades logísticas.

É importante que o empresário desse ramo confie a uma pessoa com conhecimentos na área de logística, a gestão dos centros de distribuição e de todo o setor de um modo geral, pois como muitas pessoas estão envolvidas, é necessário um controle rígido para que nada aconteça de errado nas tarefas.

Um aliado da gestão de estoques em supermercados são os sistemas de voice picking. Eles permitem que o supervisor do armazém grave diariamente mensagens em uma espécie de rádio e os funcionários receberam essas instruções por um fone de ouvido. Diversos estabelecimentos que adotaram essa prática disseram ter tido um saldo positivo ao final de um período pré-determinado para o uso.

Para uma administração de estoques eficiente, é recomendado por especialistas, a utilização de espaço nas três dimensões: comprimento, largura e altura. Além disso, as instalações devem proporcionar uma movimentação ágil de suprimentos desde o momento do recebimento até a expedição.

Estrutura do Armazém

armazenagem em supermercados

armazenagem em supermercados

Geralmente a estrutura dos armazéns em supermercados é composta de diversos tipos de sistemas de armazenagem como cantilevers, estantes e porta-paletes. De acordo com estudiosos da logística, todas elas são eficientes e cabe ao gestor do armazém escolher aquelas que se adaptam melhor a sua realidade. O que de fato não pode mudar, é a posição de cada tipo de produto.

Em supermercados são comercializados diversos itens de dimensões variadas, por isso, devem ser tomados alguns cuidados no momento da armazenagem. Os produtos mais leves e menores deverão permanecer na parte superior das estruturas, já os mais pesados podem ficar em alturas mais elevadas. Outro cuidado que também pode ser observado em supermercados é o posicionamento estratégico de produtos nos estoques. Se seu supermercado vende muitos refrigerantes, por exemplo, é recomendável que no estoque esses produtos estejam localizados em um local de fácil acesso para o repositor. Seguindo esse raciocínio, produtos com menor comercialização podem ficar em locais em que o acesso não seja tão fácil e os de maior saída, posicionados estrategicamente para facilitar  o trabalho dos repositores.

De um modo geral, pode-se dizer que a logística em supermercados é um processo com um custo um pouco elevado, mas de extrema importância para um bom atendimento ao cliente e a comercialização de produtos de qualidade. Para diminuir o custo com armazenagem e melhorara a eficiência operacional recomendamos a contratação de um software de logística para controle de estoque.

Para saber mais sobre o sistema de controle de armazenagem WMS clique na imagem abaixo e fale com um consultor especialista em armazenagem em supermercados.

Cotação Software de logística
Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Softwares

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem