Dicas

Você sabe quais são os principais cargos da área logística?

Você sabe quais são os principais cargos da área logística?

Diversos profissionais são designados para preencher todos os cargos da área logística.

Em uma organização, diferentes profissionais, de diferentes níveis de escolaridade, são necessários para tocar um setor de logística. Conheça, a seguir, quais são os principais cargos da área de logística.

Os cargos mais conhecidos do setor de logística são os seguintes:

 

1 – Supervisor de armazém

Um dos cargos da área logística mais importante é o de supervisor de armazém. Compete a esse profissional ter uma visão ampla de toda a operação de armazenagem. Ele também deve adotar estratégias para melhorar a produtividade dos demais profissionais, além de garantir o controle dos procedimentos e gastos operacionais.

 

2 – Operador de empilhadeiras

Ser operador de empilhadeiras pode parecer simples, mas não é. Esse profissional precisa conhecer muito bem o equipamento que está utilizando em suas tarefas. Ele deve ter conhecimento do modelo da empilhadeiras, do tipo de combustível utilizado, além das normas e limitações do equipamento.

Para ser operador de empilhadeira, é necessário ter carteira nacional de habilitação, além de um curso de operação de empilhadeiras.

 

3 – Encarregado de recebimento

O profissional encarregado pelo recebimento no armazém deve ter conhecimento de todo processo operacional e do fluxo dos produtos na empresa. Ele deve saber, passo a passo, o que é feito no centro de distribuição, como descarga, recebimento, estocagem, inventário, entre outras atividades.

Assegurar que os prazos sejam cumpridos e que toda a documentação que acompanha os produtos seja adequada é a principal função desse profissional.

Para ocupar o cargo de encarregado de recebimento, geralmente se opta por pessoas formadas em administração de empresas e com sólidos conhecimentos no ramo da logística.

 

4 – Conferente de armazém

Outro dos cargos da área logística é o de conferente. Esse profissional presta assessoria nas operações de carga e descarga. É ele quem identifica, conta e confere pesagens. Além disso, compete ao conferente a elaboração de um relatório com os produtos que entram e saem do armazém.

Para atuar em empresas como conferente, é exigido o ensino médio completo e cursos na área de logística.

 

4 – Analista de logística

Minimizar custos, acompanhar os fluxos e transações de materiais, elaborar relatórios e fazer avaliações de sistemas. Essas são apenas algumas das muitas atividades do analista de logística, um dos cargos da área de logística, mais complexos.

As empresas geralmente optam por profissionais graduados em engenharia ou administração para ocupar o cargo, uma vez que para seu exercício são necessários conhecimentos sólidos em matemática, estatística, informática, processos e softwares logísticos. Além disso, o profissional também deve ter pós-graduação ou cursos na área de logística.

Apresentamos hoje alguns importantes cargos da área de logística. Estar cercado de profissionais competentes é um dos segredos dos grandes empresários de qualquer setor. Se você é responsável pelo setor de logística de uma empresa, procure sempre qualificar seus funcionários, dessa forma, os trabalhos realizados por sua equipe serão cada vez melhores e com mais qualidade. No caso de alguma dúvida sobre os cargos ou de querer deixar sua contribuição, entre em contato conosco através dos comentários.

View Comments (2)

2 Comments

  1. Pingback: Sistemas de armazenagem verticalizados: o que são e como funcionam

  2. Pingback: Curso de Logística: veja como se qualificar gratuitamente

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Dicas

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem