Dicas

código de barras em armazém: entenda como pode auxiliar no processo de logística

código de barras em armazém: entenda como pode auxiliar no processo de logística

Código de barras em armazém, entenda como ele auxilia no processo de logístico

Em um armazém, o código de barras pode ser utilizado para que o processo de busca por mercadorias no sistema seja mais rápido e eficaz. Além disso, o sistema pode ser uma excelente opção para auxiliar no endereçamento de estantes e prateleiras. Pensando na melhor organização do armazém da sua empresa, apresentamos hoje quatro dicas para que a utilização do código de barras possa auxiliá-lo no processo de logística.

 

4 dicas para usar o código de barras em armazém

código de barras logística

código de barras logística

1 – Utilize apenas números no código

Evite o uso de letras no código de barras, optando sempre por combinações numéricas. Isso faz com que o leitor do código encontre os produtos mais rapidamente pelo fato das combinações serem mais fáceis. Além disso, existem infinitas combinações que podem ser feitas com algarismos, sem a necessidade de utilizar letras.

 

2 – Crie codificações com números pares

Procure sempre criar uma codificação com o números pares, isso faz com que o leitor digital consiga identificar mais facilmente os valores no momento da identificação. No caso de você possuir um sistema que cria automaticamente a combinação numérica e um número ímpar foi gerado, acrescente o numeral zero ao final para que o código se torne um número par.

 

3 – Opte por barras largas

Outra dica importante para a utilização de código de barras está relacionada a largura das barras. Alguns códigos em que as barras são muito estreitas podem gerar dificuldade para leitura pelo aparelho digital. Por isso, é muito importante que os códigos de barras sejam largos, dessa forma o leitor digital consegue identifica-lo com facilidade, além de poder fazer a leitura em distâncias maiores, acelerando o processo quando for necessário encontrar algum produto através da codificação eletrônica.

Seguro de carga

4 – Utilize etiquetas grandes para a impressão

Pode parecer mentira, mas muitas empresas encontram problemas ao utilizar código de barras em seus produtos por fazerem a impressão em etiquetas muito pequenas. No mercado, as etiquetas são facilmente encontradas em uma diversidade muito grande de tamanhos, por isso, procure uma que seja adequada ao tamanho do código de barras gerado para os produtos de sua empresa. Conforme dito anteriormente, é aconselhável que sejam emitidas codificações com barras largas, por isso, a etiqueta em que é realizada a impressão, também deve ser grande.

codigo de barras cargas

codigo de barras cargas

Seguindo essas dicas, certamente você terá maior facilidade ao utilizar códigos de barras para o processo logístico de sua empresa. Tem alguma dúvida sobre codificação eletrônica? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe sua opinião, dúvida, critica ou sugestão no espaço destinado para comentários.

Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Dicas

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem