Seguro de transporte cargas

Como funciona o seguro de cargas?

Como funciona o seguro de cargas?

Você sabe como funciona o seguro de cargas?

Quem trabalha diariamente com o transporte de cargas sabe os perigos que as estradas oferecem e, por isso, necessitam adotar técnicas de gerenciamento de risco em logística, conforme já vimos aqui. Com policiamento deficitário e o aumento da criminalidade em praticamente todo o território nacional, fazer um seguro de carga já se tornou quase que uma obrigação para qualquer empresa de logística. A seguir, falaremos mais sobre seguros de carga e tentaremos esclarecer as principais dúvidas que as empresas apresentam ao contratar esse tipo de serviço.

 

Quais são os tipos e como funciona o  seguro de cargas?

Geralmente as seguradoras oferecem dois tipos de seguro para o setor de transportes, a apólice de roubo e a de acidentes. Ambas focadas para o transporte feito pelo próprio embarcador ou pelo transportador.

Existem seguros nacionais e internacionais. No caso dos nacionais, as apólices podem ser avulsas, ou seja, a contratação pode ser feita individualmente para cada viagem. Independente se o proprietário da mercadoria irá transportá-la em frota própria ou serviço terceirizado, a garantia do seguro é total, cobrindo danos e prejuízos ocorridos durante a viagem e também roubos à mão armada e furtos.

Já no caso de viagens internacionais, é necessário que a apólice siga as regras de contrato de importação e exportação, que variam de acordo com a legislação em cada país. Na prática, a cobertura é a mesma do seguro nacional, deve-se apenas estabelecer os critérios exigidos pelo país de destino com a seguradora.

 

Por que o seguro de cargas tem sido cada vez mais importante?

Conforme já dito anteriormente, ter um seguro de carga fará com que o cliente e vendedor tenham a garantia de que, caso a carga seja roubada ou furtada durante o percurso, haverá um reembolso. Além disso, o seguro também protege contra danos causados durante o percurso, em caso de acidentes com o caminhão, por exemplo.

Além de garantir o ressarcimento em caso de prejuízos oriundos de roubo ou acidentes, a contratação do seguro também dá uma credibilidade maior ao contratante da empresa, tornando-se assim um diferencial de mercado. Ou seja, para o cliente vale  mais a pena contratar uma empresa em que o seguro já está incluso no valor do serviço, do que ter que desembolsar mais um valor e negociar com uma outra empresa por esse serviço.

Como funcionam os benefícios adicionais no seguro de cargas?

Sim, existem! Algumas seguradoras oferecem diferentes modalidades de seguros de carga com diversos benefícios adicionais para o gerenciamento de risco em logística. Cabe ao contratante avaliar as ofertas da seguradora e decidir sobre qual plano é o mais adequado para sua realidade.

Podemos ver que os seguros são muito importantes no transporte de cargas e só geram benefícios para o proprietário da mercadoria e para os clientes.

Você tem alguma dúvida de como funciona o seguros de cargas? Clique na imagem abaixo e fale com um consultor especialista em apólices para transportadoras e embarcadores.

Seguro de Carga - Fale com um consultor e tire suas dúvidas.
Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Seguro de transporte cargas

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem