Softwares

Como controlar a lei 13.103 de jornada dos motoristas

Como controlar a lei 13.103 de jornada dos motoristas

Você saber como controlar a lei 13.103 da lei de jornada dos motoristas

Durante muitos anos os motoristas de caminhões que trabalham nos mais diversos tipos de empresas que dependem dessa frota não tinham o seu horário devidamente regulado e regulamentado. Como eles não ficam dentro de um escritório ou espaço comercial físico, o total de horas que eles ficavam conduzindo era de difícil fiscalização.

A partir da aprovação da lei 12.619 (agora atualizada para 13.103), as empresas tiverem que se adaptar para realmente conseguir controlar o horário de trabalho dos motoristas.

A lei acaba obrigando este controle, para que o funcionário tenha uma jornada máxima de 8 horas de trabalho todos os dias. Além disso, a lei também afirma que os funcionários não tenham mais do que 4 horas de direção ininterrupta. É preciso que eles façam descansos de 30 minutos e refeições mínimas de uma hora.

Além disso, a lei também afirma que aqueles motoristas que precisam fazer uma viagem com mais de uma semana de duração precisam efetivamente ter um período total de descanso de 36 horas.

Caso os funcionários comprovem que estejam sendo obrigados a descumprir a lei por parte das empresas, eles poderão colocar a companhia na justiça. Por isso, para os empresários do setor, é realmente importante que este controle seja feito para se precaver de qualquer problema na justiça.

Uma dica interessante para as empresas que estão implementando seus sistemas de controle de tempo de trabalho por parte do motorista é a utilização de determinados aplicativos e sistemas que estão disponíveis. Geralmente os serviços exigem que os donos das empresas paguem uma determinada mensalidade, mas um dos principais benefícios é justamente enviar todos os dados em tempo real para a empresa, o que facilita muito o controle como um todo.

Mas antes de contratar os serviços de uma determinada empresa ou aderir a um determinado aplicativo, é de fundamental importância que os empresários se certifiquem que este sistema está adaptado com as regras da lei 12.619. Desta forma os aplicativos poderão avisar automaticamente toda vez que o funcionário tiver que fazer uma pausa ou um fazer sua uma hora de intervalo de refeição, por exemplo.

Para saber mais sobre esse sistema para controlar a jornada dos motoristas via aplicativo clique na imagem abaixo e fale com um consultor.

Cotação Software de logística
Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Softwares

Paulista, conectado 24h na internet, curioso pelos números, extremamente ligado ao mundo da Tecnologia e Logística. Contato: mauricio@roadapps.net

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem