Dicas

4 dicas para melhorar a logística na sua empresa

4 dicas para melhorar a logística na sua empresa

Melhorar a logística é algo que está nas metas de quase todas as empresas brasileiras.

Isso acontece porque os clientes estão cada vez mais exigentes e não toleram problemas como atrasos na entrega ou mercadorias com defeitos de fabricação ou ocorridos durante o transporte. Além disso, com uma logística forte, a empresa desenvolve vantagens competitivas em relação à concorrência.

Trabalhar com logística vai além de cumprir as entregas no prazo acordado com o cliente. A logística envolve planejamento, estratégias, relacionamento com clientes e fornecedores, armazenagem, práticas sociais e ambientais, entre outros fatores. Pensando nisso, selecionamos quatro dicas para melhorar a logística na sua empresa.

 

Dicas para melhorar a logística

1 – Tenha controle e agilidade na linha de produção

Para ter um controle das linhas de produção, é necessário ter equipes bem treinadas e com uma liderança ativa. Vale a pena investir em programas de comunicação interna, tema já abordado aqui, e recursos humanos para ter uma equipe sempre atenta e disposta a cumprir as obrigações dentro dos prazos pré-estabelecidos. Além disso, com a linha de produção sob controle será possível prever atrasos ou problemas provenientes de fatores variados como defeitos em um equipamento utilizado para fabricar os produtos, por exemplo.

 

2 – Use apenas um software de gestão

Atualmente existem vários softwares de gestão de armazéns e centros de distribuição no mercado. Vários deles são muito bons. Pesquise e encontre um que cumpra com as necessidades de sua organização e integre-o em todos os âmbitos da empresa.

Ter mais de um software de gestão na empresa pode gerar problemas como atividades feitas erradas por engano e perca de tempo para treinar funcionários a trabalhar em sistemas diferentes.

 

3 – Tenha um bom relacionamento com fornecedores

Uma dificuldade muito grande apresentada pela maioria das empresas é a falta de comunicação com os fornecedores. O ideal é ter a menor quantidade possível de fornecedores e ter uma relação baseada na confiança com eles. A falha de um fornecedor pode acarretar em grandes problemas na empresa, por isso, você deve ter liberdade de intervir e chamar a atenção caso algo não esteja sendo feito ou cumprido como o planejado.

 

4 – Seja aliado de parceiros inovadores

Assim como é necessário ter um bom relacionamento com os fornecedores, o mesmo se aplica a parceiros. Procure formar parcerias comerciais com pessoas em que você enxerga uma capacidade inovadora e que demonstre potencial para que a parceria possa render bons frutos.

Uma dica é confiar nos pequenos empreendedores. Eles podem estar começando, mas talvez possam cumprir sua necessidade de uma melhor forma do que grandes empresas com uma grande carteira de clientes.

Você costumar adotar medidas para melhorar a logística na sua empresa? As dicas apresentadas serão úteis para você e sua equipe? Entre em contato conosco por meio do espaço para comentários e conte-nos sua experiência com os processos logísticos. Será uma satisfação ter o seu retorno.

Acesse o site Central da Logística para mais informações sobre transportadoras e o mercado de logística

Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Dicas

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem