Dicas

Conheça os diferentes tipos de estoque

Conheça os diferentes tipos de estoque

Gerenciar diferentes tipos de estoque é uma necessidade de qualquer empresário que trabalha com armazenagem.

A classificação de estoques em diferentes tipos foi proposta pelo autor Slack e é utilizada por diversos profissionais e especialistas em logística. Cada tipo de estoque possui características que se encaixam melhor em determinado segmento. De acordo com a classificação de Slack, os estoques são classificados em estoque de proteção, estoque de ciclo, estoque de antecipação e estoque de canal. Falaremos brevemente de cada um deles a seguir.

 

Estoque de proteção

Também conhecido como estoque isolador, o estoque de proteção é o tipo de estoque que tem como objetivo compensar os imprevistos que envolvem a demanda e o fornecimento. Um  exemplo prático desse tipo de estoque pode ser visto com muita frequência em supermercados. Geralmente esse tipo de estabelecimento não sabe o quanto irá vender de um produto em um período determinado, porém pode fazer estimativas a partir daquilo que já foi vendido em períodos de igual duração anteriormente. Dessa forma, cabe ao gerente do supermercado ter um estoque de proteção dos produtos que saem com uma frequência maior.

 

Estoque de ciclo

Esse tipo de estoque é bastante comum em empresas que operam com vários produtos, porém não tem condições de fabricar todos ao mesmo tempo. Pense, por exemplo, em uma fábrica de móveis que fabrica cadeiras, mesas, estantes e armários e não tem estrutura física nem mão de obra para fabricar todos ao mesmo tempo. O gestor da empresa certamente deve programar sua produção de modo a produzir todos os produtos, suprindo a demanda de seus clientes.

Podemos concluir assim que o estoque de ciclo existe para que a empresa possa oferecer simultaneamente todos os produtos que fabrica, gerenciando os estoques e a produção.

Estoque de antecipação

O estoque de antecipação ocorre quando as organizações se programam para aumentar a produção antes de um período em que as vendas tendem a aumentar. Nos meses antecedentes a Páscoa, por exemplo, os fabricantes de chocolate contratam mais mão de obra e fabricam muito mais mercadoria do que no restante do ano. Esse produto estocado para uma época específica é o que chamamos de estoque de antecipação.

 

Estoque de canal

De forma simples, podemos dizer que o estoque de canal é o estoque em trânsito. Trata-se dos produtos que estão entre o fabricante e a loja onde é vendido. Geralmente esse tipo de estoque fica nos meios de transporte como navios, caminhões, locomotivas e aviões.

Conhecendo os diferentes tipos de estoque, a empresa pode gerenciar melhor suas atividades de logística, de modo a facilitar as atividades de logística. Você já conhecia os tipos de estoque? Conte para a gente como funciona o gerenciamento de estoques na sua empresa.

Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Dicas

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem