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7 dicas para diminuir as devoluções nas entregas

7 dicas para diminuir as devoluções nas entregas

Descubra como diminuir as devoluções nas entregas

Uns dos maiores temores de quem possui uma empresa de transporte ou logística são as famosas devoluções nas entregas, pois, a pessoa já vai ter pago o frete, a gasolina, o pedágio e o motorista e acaba perdendo dinheiro com alguns produtos devolvidos.

Por isso, esse texto vai dar 6 dicas para diminuir as devoluções nas entregas, as quais, os empresários de transporte interessados podem usar, para diminuir essas devoluções e aumentar o lucro das operações.

Dicas para evitar devoluções nas entregas

1 – Conferir o pedido

Essa dica é bem básica mesmo, mas, pode acontecer do pedido ser entregue ou no local errado ou com o produto errado, pois, dependendo do tamanho da empresa, são muitas as cargas distribuídas.

Por isso, antes que a frota saia do estoque, deve-se sempre conferir os produtos pedidos e os endereços. Com essa medida simples, pode-se evitar uma perda grande de dinheiro, além do stress de ter uma carga devolvida.

2 – Proteger o produto adequadamente

Não existe nada mais chato para uma pessoa que trabalhe com transportes, do que ter a sua carga devolvida devido ao produto estar quebrado, estregado, amassado, rasgado, enfim, com alguma avaria que seja.

Para que isso não aconteça, deve-se colocar o produto da maneira mais correta e eficiente dentro do caminhão. Lembrar-se que, apenas um produto estragado pode comprometer toda a carga.

3 – Conferir o endereço

Depois que já está tudo pronto, com o produto bem embalado dentro do caminhão, é a hora de ver se o motorista sabe chegar ao local da entrega. Se ele não souber, verificar se o GPS está funcionando bem.

4 – Evitar atrasos

Por menor que seja o atraso, o cliente pode acabar rejeitando o produto e devolvendo a entrega. Por isso, deve-se calcular bem o tempo de viagem e evitar imprevistos, sempre saindo antes e vendo se está transito, com os aparelhos tecnológicos disponíveis atualmente isso é tarefa fácil.

5 – Descrever o produto em detalhes

Algumas devoluções, principalmente na área de vestuário, acontecem pois não houve uma descrição exata do produto. Por isso, é importante incluir dimensões, dados técnicos, acessórios, materiais, precauções e modo de uso antes de efetuar a entrega e conferir com o cliente se é aquele produto mesmo que ele deseja.

6 – Manter um sistema de comunicação direta com o cliente

Para que o cliente possa confiar no serviço de entregas e não devolver o produto, caso haja algum imprevisto, é necessário manter um diálogo com ele desde do início do processo, avisando caso haja algum problema. Assim, o cliente vai se sentir mais seguro e tolerará até um pequeno atraso, por exemplo.

7 – Utilizar o rastreador do veículo ou aplicativo para controlar as não conformidades das entregas em tempo real

Existem diversos sistemas de logística que fazem o acompanhamento da sua operação de distribuição urbana em tempo real. Algumas soluções utilizam os rastreadores instalados na sua frota, outras utilizam aplicativos instalados nos celulares dos seus motoristas.

Para saber mais sobre esse sistema ou aplicativo clique na imagem abaixo e fale com um consultor especialista em tecnologias para distribuição urbana.

Cotação Software de logística
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  1. Pingback: Como confirmar a entrega no cliente?

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