Gestão e ISO 9001

Ergonomia no processo logístico: qual a relação entre as áreas?

Ergonomia no processo logístico: qual a relação entre as áreas?

Afinal, o que é ergonomia no processo logístico?

Você deve estar se perguntando qual a relação entre ergonomia e logística, não é mesmo? A ergonomia no processo logístico existe e está relacionada principalmente às atividades de armazenagem, pois procedimentos, como a separação de produtos e o picking, por exemplo, devem ser feitos corretamente para que os funcionários responsáveis pela tarefa não desenvolvam doenças ou patologias desencadeadas pela postura incorreta e outros fatores decorrentes de maus hábitos ergonômicos.

 

O que é, de fato, a ergonomia?

Define-se por ergonomia a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos de um sistema. Desde o surgimento das linhas de produção, na época pós- revolução industrial, as empresas passaram a se preocupar com a ergonomia de seus funcionários, pois caso os trabalhos sejam realizados em posições desconfortáveis ou inadequadas, podem ser desenvolvidas patologias como o LER – lesão do esforço repetitivo, entre outros.

 

Como melhorar a ergonomia no processo logístico de armazenagem?

Atualmente existem sistemas de armazenagem que contribuem para que os operários do armazém tenham uma postura adequada, como é o caso dos sistemas em carrossel. Isso acontece porque esse tipo de sistema de armazenagem é rotacional, não precisando o operário realizar agachamentos para pegar determinado produto em operações de picking, por exemplo.

 

Como melhorar a ergonomia no processo logístico de transporte?

Outra atividade do setor logístico que deve adotar bons hábitos ergonômicos é a de transportes. Alguns fatores que interferem na ergonomia dos caminhoneiros são o ajuste dos bancos e pedais, bem como o painel visual e a acústica da cabine do caminhão.

Para os caminhoneiros, é recomendado que as mãos sejam mantidas retas ao segurar o volante; não realizar movimentos bruscos ao trocar de marcha; não descansar os pés sobre o pedal de câmbio durante a condução e, principalmente, fazer alongamentos e pequenas caminhadas durante os momentos de parada do veículo.

A ergonomia no processo logístico é mais importante do que se imagina e para trabalhar essa área nas empresas, é recomendada a contratação de um profissional de segurança do trabalho, pois ele saberá orientar gestores e funcionários sobre quais práticas devem ou não ser adotadas. Além disso, a empresa que adota práticas preventivas em relação à ergonomia, estará se prevenindo também de problemas judiciais, pois é sabido que atualmente boa parte dos processos relacionados a causas trabalhistas estão relacionados a problemas de saúde causados no ambiente de trabalho.

Viu como trabalhar a ergonomia na empresa é importante? Você adota algum tipo de atividade preventiva em sua empresa? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Clique na imagem abaixo e fale com um de nossos consultores especialistas em gestão logística.

 

Consultoria Iso 9001 transportadora
View Comments (1)

1 Comment

  1. Pingback: Sistemas de armazenagem verticalizados: o que são e como funcionam

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Gestão e ISO 9001

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem