Dicas

7 Dicas para evitar danos às cargas

7 Dicas para evitar danos às cargas

Diversos são os fatores que podem causar danos às cargas durante o transporte de caminhão.

Além do prejuízo financeiro causado, as cargas danificadas também causam transtornos para o cliente, que deverá receber um produto estragado ou então aguardar mais tempo até ser ressarcido com uma troca. Para evitar esses transtornos, separamos para você sete dicas para evitar danos às cargas. Confira a seguir.

 

Dicas que evitam danos às cargas

1 – Tenha um pessoal treinado

Trabalhar com pessoas treinadas e comprometidas com a empresa é fundamental para evitar problemas durante o percurso das cargas. Para realizar os treinamentos, você pode contar com o suporte da equipe de comunicação interna da empresa, conforme já vimos aqui.

Além de qualificar os profissionais, você também pode realizar testes com a mercadoria em relação a peso, volume e demais características, certificando-se que não serão causados danos com impactos, por exemplo.

 

2 – Água e umidade devem ser evitadas

É importante que os contêiners sejam equipados com dessecantes em situações em que a carga será exposta a variações climáticas. Vivemos em um país onde há uma grande divergência climática entre um estado e outro, por isso, uma carga que sai do calor do nordeste, por exemplo, deve ter condições adequadas para o clima frio e úmido da região sul, caso seja esse o seu destino.

 

3 – As embalagens devem ser práticas

Para evitar danos às cargas, principalmente se forem produtos pequenos, é importante que as embalagens sejam fáceis de abrir e manusear. Em diversos casos em que a embalagem não é aberta com facilidade, os produtos podem estragar no momento da abertura.

 

4 – Utilize indicadores de impacto

Você já ouviu falar em indicadores de impacto? São aparelhos de baixo custo e muito eficazes. Para usá-los, basta coloca-los sobre as caixas de carregamentos feitos de forma errada. Desse modo, é possível corrigir erros nas operações futuras.

 

5 – Espaços vazios devem ser preenchidos

Quando a mercadoria for transportada dentro de caixas, é importante que o espaço vazio seja preenchido para que não haja batidas quando o caminhão fizer paradas ou freadas bruscas. Sacos plásticos cheios de ar são uma opção para preencher os espaços vazios.

 

6 – Envolva os produtos em plástico-bolha

Envolver os produtos em plástico-bolha também é importante para proteger os produtos no caso de impactos e quedas.

 

7 – Tenha um caminhão equipado

O caminhão que realiza o transporte das cargas também deve ser equipado com suspensão de ar especial. Dessa forma, são evitados riscos de arranhão, quebra ou outros danos causados pelo impacto nas cargas.

Evitar danos às cargas é uma ação preventiva que gera muito retorno positivo para as empresas de logística. Primeiramente por evitar gastos com conserto ou substituição de mercadorias estragadas e também por deixar o cliente satisfeito, fazendo com que volte a fechar negócios com a empresa em oportunidades futuras. Nossas dicas foram úteis para você? Tem mais dicas para evitar danos às cargas? Registre-as nos comentários!

Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Dicas

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem