Gestão e ISO 9001

Gestão de frota: 4 dicas de como melhorar o desempenho na sua empresa

Gestão de frota: 4 dicas de como melhorar o desempenho na sua empresa

A gestão de frota é um tema sempre presente em qualquer debate a respeito de logística.

Atualmente existem diversos sistemas e até mesmo aplicativos para celular que permitem um melhor gerenciamento dos caminhões na estrada. A tecnologia, conforme já vimos aqui está se tornando cada vez mais uma aliada da logística.

Existem formas de melhorar o desempenho das frotas em sua empresa. Veja a seguir, quatro dicas de como melhorar o desempenho da gestão de frotas na sua empresa.

 

4 dicas para quem é gestor de frota

1 – Tenha os gastos sempre sob controle

Antes dos caminhões saírem para fazer as entregas, é importante que o gestor da frota realize cálculos prevendo os gastos com combustível, manutenção dos veículos, alimentação e hospedagem dos motoristas, entre outros. Dessa forma se evitam desperdícios e gastos inesperados. Ter um dinheiro reservado para gastos imprevistos evita problemas no decorrer do processo de entrega.

 

2 – Monitore os prazos

É mais comum do que se imagina as empresas que não monitoram prazos na expedição de documentos e acabam pagando multas, dinheiro esse que poderia ser aplicado em outras coisas como melhorias e treinamento dos funcionários, por exemplo. Hoje em dia já existem programas que fazem esse tipo de controle automaticamente, sem que o gestor precise monitorar os prazos por conta própria.

Além da expedição de documentos, é necessário também monitorar os prazos da entrega da mercadoria ao cliente para que este esteja sempre satisfeito e volte a confiar na empresa em oportunidades futuras.

 

3 – Controle a frota por localização

É imprescindível que a empresa tenha em sua gestão de frota um controle dos caminhões via satélite. Dessa forma é possível saber onde o caminhão se encontra durante todo o percurso. A localização via satélite também permite controlar movimentações estranhas, períodos em que o caminhão permaneceu parado, emitir alertas em caso de acidentes de trânsito, entre outras vantagens. Além disso tudo, um caminhão monitorado tem menos chance de ser roubado, pois os bandidos tem tendência em optar pelo mais fácil.

4 – Tenha um número adequado de veículos

Muitas vezes as empresas não têm o número adequado de veículos necessários para suas viagens. Por isso, o recomendável é ter um número de caminhões que acompanhe a demanda das entregas que devem ser feitas em determinado período. Sugere-se também que se tenha sempre caminhões a mais, para o caso de emergências.

Acredita-se que, seguindo essas quatro dicas básicas, é possível melhorar muito a gestão de frota na empresa. Lembre-se que o transporte é um dos processos da logística mais difíceis de ser monitorados, por não estar no controle total do gestor, por isso, muita atenção e energia devem ser destinadas a isso.

Consultoria Iso 9001 transportadora
Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Gestão e ISO 9001

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem