Gestão e ISO 9001

Gestão de mudanças na logística, como praticar?

Gestão de mudanças na logística, como praticar?

Vamos abordar aspectos sobre a gestão de mudanças na logística e processos internos da sua empresa de transporte. Quais os impactos, quais as necessidades, quais as melhorias, por que mudar e como mudar?

Muitas vezes vemos a mudança como algo incerto e também arriscado. Temos medo de fracassar, de não dar resultado, de perder o que já foi conquistado. Por outro lado, as vezes nos parece que a situação atual pede por uma mudança, como por exemplo, uma crise na empresa. Seja qual for a motivação e a necessidade que nos leve para o caminho da mudança, sabemos que ela muitas vezes é algo essencial para os negócios e é também algo que tem o poder de transformar.

Quais as motivações para iniciar mudanças na sua transportadora?

Entre as motivações mais comuns quando se pensa em mudança está, basicamente, o desejo de aumentar os ganhos, de alavancar os lucros da empresa ou de faturar mais. Pensamos que mudando algo aqui ou ali, teremos um ganho maior ou consigamos sair de um mau momento, por exemplo. Outro motivo bastante comum e alarmante, é a insatisfação do nosso cliente com os nossos serviços, pois isso constrói uma má imagem da sua transportadora e impede a possibilidade daquele cliente voltar a buscar os seus serviços. Consideremos esses 2 motivos como sendo os mais comuns.

Primeiros Passos para implantar a gestão de mudanças na logística 

Seja qual for a motivação que nos leve a pensar que mudar é preciso, passamos para o próximo passo, que é, o como mudar? O que fazer, depois de decidir o que se deve mudar internamente, para que possamos alcançar o nosso objetivo?

gestão de mudanças na logística

gestão de mudanças na logística

Primeiramente, devemos analisar e refletir sobre quais riscos estamos correndo com a ideia de mudança. O que pode ser sacrificado ao longo do processo? 

Depois de termos pensado sobre os possíveis riscos que estamos correndo, é hora de definir e traçar metas e prazos a serem seguidos e respeitados, para que todo o processo geral da mudança ocorra como o planejado. Qual o resultado que almejamos e em quanto tempo queremos chegar nesse resultado esperado?

O terceiro passo é formar uma equipe eficiente e que seja capaz de executar todas as tarefas pretendidas com esse processo de mudança, desde as mais simples até as mais complexas. É necessário que a equipe seja dividida e que cada componente dela tenha uma tarefa definida.

O próximo passo é pensar e analisar o que pode sair errado durante a execução do plano de mudança, ou seja, precisamos estar preparados para um possível erro para que não sejamos pegos de surpresa.

Ah, quase ia esquecendo de algo importantíssimo para que todas essas etapas possam ser cumpridas com êxito. Precisamos antes de tudo, calcular o valor do orçamento necessário para que a mudança seja feita. Lembrando também de sempre deixar um valor reserva, no caso de um possível erro de cálculos.

Por fim, alguns termos são imprescindíveis para realizar todas essas fases da mudança e obter sucesso. Organização, comunicação, união e foco.

Para isso, se faz necessário que a empresa tenha a disposição um serviço de consultoria empresarial, para que ele possa subsidiar a empresa em todo esse planejamento de mudança.

Implantar um sistema de gestão como o ISO 9001 ajuda muito a mapear onde e quais processos precisam ser mudados na sua empresa. Para saber como fazer a certificação ISO fale com um de nossos consultores clicando na imagem abaixo.

Consultoria Iso 9001 transportadora
Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Gestão e ISO 9001

Paulista, conectado 24h na internet, curioso pelos números, extremamente ligado ao mundo da Tecnologia e Logística. Contato: mauricio@roadapps.net

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem