Novidades Logística

Habilitação na categoria C pode ser facilitada

Habilitação na categoria C pode ser facilitada

Ter habilitação na categoria C poderá ser mais fácil, se for aprovado um interessante projeto que está tramitando na Câmera dos Deputados.

O projeto de lei 72/15, criado pelo deputado Pompeo de Mattos do PDT-RS propõe a facilitação do acesso à Carteira Nacional de Habilitação na categoria C, ou seja, a carteira de motorista exigida para veículos de carga como caminhões.

De acordo com a proposta, poderá ter habilitação na categoria C pessoas que já possuem a CNH na modalidade B, por no mínimo um ano. Além disso, o candidato não poderá ter cometido nenhuma infração considerada gravíssima ou ter tido alguma reincidência em infrações graves no mesmo período.

O projeto segue em tramitação e ainda não há um posicionamento dos deputados quanto uma possível data em que a nova legislação entrará em vigor.

Na atual legislação, podem obter habilitação na categoria C apenas os motoristas que tenham a CNH há no mínimo um ano, não tenham cometido nenhuma infração grave ou gravíssima e não possuírem reincidência em infrações médias num período de 12 meses.

De acordo com o Detran, atualmente existem cinco tipos de CNH. Veja abaixo o que abrange cada uma delas:

Categoria A:

É habilitado na categoria A, o condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. São exemplos de veículos que podem ser pilotados pela categoria: ciclomotores, motocicletas, motonetas e triciclos;

Categoria B:

A CNH de categoria B é a mais comum no Brasil. É a categoria em que se permite conduzir os veículos de passeio que utilizamos em nosso dia a dia para o deslocamento. O peso bruto total do veículo conduzido não pode exceder três mil e quinhentos quilogramas e a lotação não pode exceder oito lugares ocupados, dos quais se exclui o motorista. São exemplos de veículos da categoria B: carros de passeio, caminhonetes em geral e camionetas;

Categoria C:

A habilitação  na categoria C, que pode sofrer mudanças em seu processo seletivo, é aquela em que é permitido conduzir veículos com peso bruto maior que três mil e quinhentos quilogramas. São exemplos de veículos da categoria: caminhões não articulados, tratores em geral para trabalho agrícola e terraplanagem, entre outros;

Categoria D:

nessa categoria o condutor pode pilotar veículos utilizados para o transporte de passageiros, como ônibus não articulado, vans, lotações, etc;

Categoria E:

a última categoria na classificação do Detran, é a que se permite ao condutor a combinação de veículos das categorias B, C ou D, acoplados com reboque, semi-reboque, entre outros. São exemplos de veículos da categoria: caminhões articulados, traillers e ônibus articulado.

Inscreva-se na nossa Newsletter
Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Novidades Logística

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem