Dicas

Logística em farmácias: Dicas e informações úteis

Logística em farmácias: Dicas e informações úteis

A logística em farmácias é muito importante para que os empresários do setor farmacêutico tenham controle de seus estoques e os produtos, como medicamentos, armazenados de forma correta.

Pelo fato de os remédios serem produtos muito perecíveis, é importante que a armazenagem ocorra sempre da forma mais correta possível, pois caso contrário, poderá até mesmo não ter o efeito desejado para quem o consome.

 

Estudo traz informações importantes sobre logística em farmácias

logística em farmácia

logística em farmácia

Um estudo foi realizado por um grupo de universitários em um dos maiores hospitais do Brasil, localizado no Rio de Janeiro, e que mantém uma grande farmácia em suas instalações. O grupo de estudantes de logística avaliou a farmácia e diagnosticou quais problemas de logística ela possuía. Em seguida, eles propuseram soluções em logística para que a administração do hospital pudesse aplica-las e melhorar seus processos internos.

No decorrer da pesquisa, os estudantes de logística encontraram três grandes problemas no sistema de logística da farmácia do hospital e apontaram soluções.

1 – Atualização do estoque de medicamentos

logística em farmácias hospitais e medicamentos

logística em farmácias hospitais e medicamentos

Foi observado que os medicamentos retirados da farmácia durante a noite não eram lançados no sistema no ato, pelo fato de o número de pessoal ser reduzido nesse turno. Isso fazia com que os funcionários do turno da manhã perdessem muito tempo lançando esses medicamentos no sistema e o estoque nunca estava atualizado.

A ação proposta pelos pesquisadores para que o problema fosse corrigido, foi a implantação de um novo sistema, no qual os próprios médicos e enfermeiros dão baixa no estoque quando retiram alguma medicação para seus pacientes, eliminando essa responsabilidade dos funcionários da farmácia. Tal ação, permitiu que o estoque ficasse sempre com as quantidades de produtos atualizadas.

 

2 – Segurança dos almoxarifados

Os almoxarifados da farmácia também estavam tento problemas com segurança. Muitos remédios e outros produtos estavam desaparecendo de forma misteriosa. Além disso, o furto de materiais era muito frequente e a suspeita era de que os próprios funcionários retiravam o material para uso indevido.

Mesmo esse problema não tendo muito a ver com logística, os estudantes sugeriram a contratação de uma empresa terceirizada de segurança para os almoxarifados, o que solucionou a questão.

 

3 – Reestabelecimento do Plantão 24 horas

A direção do hospital havia desativado por um período o plantão 24 horas na farmácia. Em determinados horários da madrugada não haviam funcionários que pudessem dar assistência aos médicos e enfermeiros da instituição.

A solução encontrada para esse problema foi a mesma do primeiro. Com o novo sistema de gerenciamento de estoques contratado, os próprios profissionais da saúde retiram os medicamentos e a farmácia voltou a funcionar por 24 horas, sendo necessária apenas a contratação de recepcionistas para todos os turnos.

Os sistemas de logística estão presentes em empresas dos mais variados segmentos e não poderia ser diferente na área da saúde. A logística em farmácias está chamando cada vez mais a atenção de estudiosos da área, que desenvolvem soluções estratégicas também para essa área. Você já trabalhou com logística em farmácias?

logística famácia hospital medicamento

logística famácia hospital medicamento

Assine nossas atualizações e receba em seu email dicas e novidades de logística e gestão.

Seguro de carga

Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Dicas

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem