Seguro Saúde

Plano de Saúde Empresarial

Plano de Saúde Empresarial

O que é um plano de saúde empresarial?

As empresas, organizações e associações que praticam serviços no mercado de trabalho ou em outros ramos do comercio têm que cumprir algumas obrigações trabalhistas e o seguro de saúde para o funcionário é uma delas. Por ser um serviço que tem caráter mais coletivo, as empresas precisavam de uma forma de poder abranger todos os segurados de uma forma mais ampla e a solução encontrada foi a utilização de planos de seguro de saúde empresarial por essas organizações.

Os planos que abrangem o seguro de saúde empresarial função de poder fornecer uma cobertura de serviços e atendimentos para os funcionários dessas empresas. Esses planos oferecem os mais diversos serviços para aqueles que são funcionários que são segurados por esse benefício. Dependendo da forma de cobertura alguns planos são mais completos e oferecem mais benefícios do que outros.

Cotação plano de saúde empresarial

Cotação plano de saúde empresarial

Quem pode ser beneficiário de plano de seguro de saúde empresarial?

Em tese todos os funcionários dessas associações que procuram poder utilizar os serviços de proteção aos seus segurados podem ter um plano de seguro de saúde. No caso desses funcionários é permitido na maioria dos casos que eles possam incluir seus parentes no plano de seguro. A única ressalva é feita ao nível de parentesco que é permitido incluir nos planos. No geral é permitido incluir até o terceiro grau de consanguíneo.

Existe diferença entre plano de saúde e seguro de saúde?

Por mais que para a ANS (agencia nacional de saúde) não exista nenhuma diferença entre plano de saúde e seguro de saúde, na pratica existem algumas diferenças entre esses planos. A principais diferenças ficam no sentido de poder escolher um plano que possa oferecer melhores condições para a empresa e para os segurados e também na questão de escolha de hospitais, médicos e também sobre o reembolso hospitalar.

Nos planos de saúde a questão é um assunto meio delicado, pois nesse tipo de plano a garantia de reembolso hospitalar é excepcional. Uma outra questão importante dos planos de saúde é que a liberdade de escolha dos médicos e hospitais é feita de uma forma que não dá muita liberdade ao segurado. O seguro de saúde empresarial é feito de uma forma diferente, eles dão liberdade de escolha de hospitais e médicos e o reembolso não é feito de forma excepcional.

O que seria um plano de seguro de saúde empresarial prático?

O plano de saúde empresarial prático é um plano de seguro que está acima dos planos básicos que existem no mercado, más que é essencial para aquelas pessoas que procuram rapidez, praticidade de uma forma completa. Esse estilo de cobertura que é ofertada pelas associações aos funcionários um ótimo custo benefício aos que são segurados. Esse plano normalmente se encontra no segundo patamar na hierarquia dos planos de seguro de saúde empresarial.

Os principais atrativos aos funcionários que são cobertos pelo plano prático são escleroterapia, consulta ao RPG (reeducação postural global), cobertura por acidente de trabalho, acomodação em apartamento e cirurgia refrativa. Esse plano de seguro de saúde empresarial é oferecido com cobertura nacional.

seguro saúde empresarial

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Como é pago o seguro saúde empresarial?

As formas de pagamento das mensalidades do seguro de saúde geralmente são abertas, sendo que as seguradoras oferecem diversas opções. Mas, na grande maioria dos casos, elas emitem um boleto para a empresa, sendo que neste documento é cobrado o valor total, referente a todos os contratos ativos. Já no caso dos pagamentos que devem ser feitos pelos segurados, geralmente as empresas optam por descontar a parte de cada beneficiário diretamente da folha de pagamento.

Quais são as informações necessárias em um boleto de seguro de saúde empresarial?

Os segurados e também os beneficiários também devem ficar de olho nas informações que devem contar nos boletos que são emitidos de seguro de saúde empresarial, dentre elas: O nome do plano, Número do registro do plano na ANS ou código de identificação do plano no Sistema de Cadastro de Planos comercializados, o número do contrato ou da apólice. No caso dos planos de saúde empresarial com patrocinador, as informações são basicamente as mesmas.

Aposentados podem continuar a ter o plano de saúde empresarial?

Muitas pessoas, mesmo já tendo atingido uma determinada idade que permite que as pessoas descansem e deixem de trabalhar, acabam mantendo as atividades por medo de perder alguns dos benefícios que as pessoas acabam tendo dentro de uma empresa, especialmente o seguro saúde. Mas, de acordo com a lei atual sobre o tema, as pessoas podem manter o seu seguro empresarial mesmo depois de se aposentar. Neste caso, o segurado deve se informar junto ao RH da sua empresa, pois existem algumas regras e condições. Mesmo assim, acaba sendo muito mais interessante para as pessoas que se aposentam manter o seguro de saúde, que passa a ser ainda mais importante depois de uma determinada idade.

plano de saúde para empresa

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Quem são os beneficiários de um plano de  saúde empresarial?

São diversos os benefícios que podem ser citados ao fazer um seguro de saúde empresarial, mas dentre os principais está o fato de que as pessoas acabam tendo uma maior liberdade para escolher os profissionais com quem vão fazer um determinado tratamento. Além disso, o reembolso acaba saindo em até 30 dias, fazendo com que as pessoas consigam obter parte do dinheiro gasto com este tipo de tratamento. Além disso, no Brasil o sistema público de saúde acaba sendo muito ruim, e o seguro permite que as pessoas contem com o sistema particular de saúde.

Quando o funcionário pode perder um seguro saúde empresarial?

Quando os funcionários pedem sua aposentadoria ou são demitidos ou ainda pedem demissão, eles podem perder os direitos de continuar com um seguro saúde empresarial, desde que não cumpra com determinadas regras. Além disso, quando as pessoas são demitidas por justa causa, mesmo quando elas cumprem todas as regras que poderiam permitir que elas conseguissem manter o seguro de saúde empresarial, elas acabam perdendo todo o direito. Quando as pessoas param de pagar as mensalidades do seguro, no momento que elas deixam a empresa, também perdem o direito de manter o seguro saúde empresarial.

Como comprar pela internet um seguro de saúde empresarial?

Um contrato de seguro de saúde empresarial, apesar de ser algo relativamente simples de ser feito pelas empresas, em termos de burocracias que precisam ser superadas, é algo que ainda não pode ser feito apenas pela internet. Por isso, o mais recomendado é solicitar a visita de um corretor, que poderá analisar quais são as reais necessidades da empresa e também poderá oferecer as melhores soluções. Além disso, o corretor também poderá conseguir cotações não apenas de uma seguradora, mas de várias, o que sempre acaba sendo importante para comparação de preços e vantagens.

O que é um plano de saúde empresarial?

O seguro de saúde empresarial é uma apólice muito importante, pois permite o acesso ao atendimento de saúde que faz parte da rede de atendimento particular. Todos sabem que a rede pública de saúde brasileira é precária e nem sempre consegue atender todo mundo, por isso o seguro acaba sendo tão importante. Assim como qualquer seguro, as pessoas precisam pagar um determinado valor de prêmio para ter acesso. Além disso, elas podem ter acesso tanto aos profissionais e instituições que estão na rede credenciada quanto os que estão fora dela.

O que acontece quando a seguradora cancela o seguro de saúde empresarial?

Em determinados casos, as seguradoras podem cancelar o seguro de saúde empresarial. Mas as atuais leis e regras do setor acabam imponto uma série de condições que precisam ser preenchidas para que estas empresas possam fazer este tipo de cancelamento. Uma delas é garantir que a empresa, e todos os seus segurados, sejam encaminhados para um outro tipo de seguro que ofereça basicamente as mesmas condições do anterior. Além disso, o encerramento precisa ser comunicado com antecedência. As condições valem até mesmo quando a seguradora fecha e declara falência.

O que é um sinistro em um seguro de saúde empresarial?

Um dos termos mais utilizados no mundo dos seguros, e que também está presente nas apólices de saúde empresariais, é o sinistro. Esta palavra é utilizada para designar sempre que acontece alguma coisa que faz com que a seguradora tenha que pagar uma determinada indenização ou oferecer algum tipo de atendimento para os segurados. No caso de um seguro de saúde, toda vez que as pessoas utilizam o seguro, seja para uma simples consulta ou para um grande procedimento, o sinistro acontece. Por isso, quando as pessoas utilizem os seguros em demasia, acabam aumentando os índices de sinistralidade, o que pode fazer com que o seguro acabe ficando com uma parcela muito elevada de prêmio.

Quais os documentos necessários para se fazer um seguro de saúde empresarial?

Quando as pessoas estão interessadas em aderir ao seguro de saúde empresarial, todos os documentos que elas precisam apresentar são sua carteira de identidade, bem como a de todos os seus beneficiários, e a declaração de saúde, preenchida pelo próprio segurado. Agora, no caso da empresa que está fechando o contrato coletivo, a lista de documentos é longa, e precisa ser conferida diretamente com o corretor.

Quem paga por um seguro saúde empresarial?

Na hora que uma empresa faz um seguro de saúde coletivo, ela se torna responsável pelo pagamento dos seguros junto a seguradora. Então, que deve sempre fazer o pagamento da empresa seguradora é a empresa ou instituição que se tornou responsável pelo contrato. Mas vale lembrar que a empresa não precisa, necessariamente, assumir o pagamento da mensalidade integral de todos os funcionários e beneficiários. Ela pode assumir parte do pagamento e descontar o restante do salário dos funcionários, e até mesmo repassar o preço da mensalidade na sua totalidade, dependendo do acordo feito.

Quem pode fazer um plano de saúde empresarial?

Geralmente são as empresas que contam com uma certa quantidade de funcionários, colaboradores e membros da diretoria que acabam fazendo um seguro de saúde coletivo. Neste caso, somente aquelas pessoas que realmente conseguem comprovar relação com essa empresa pode ter um seguro de saúde. Vale lembrar que os beneficiários dos segurados, que geralmente são os parentes mais próximos, podem ser acrescentados nesta apólice. Neste caso, existem determinadas regras que devem constar no contrato sobre a inclusão dos parentes e demais beneficiários.

Vale a pena fazer um plano de saúde empresarial?

Muitos se perguntam se realmente vale a pena ter um seguro de saúde empresarial, mas na maioria dos casos eles realmente valem a pena, especialmente para os trabalhadores com família. Especialmente quando levamos em consideração a realidade do atendimento público de saúde no Brasil, precário na grande maioria do território nacional. Mas é importante que o segurado sempre faça as contas para saber se as mensalidades vão caber no seu orçamento, uma vez que este dinheiro, na grande maioria dos casos, é descontado em folha, ou seja, este dinheiro nem chega até a conta do funcionário.

Como fazer um seguro saúde empresarial?

O seguro de saúde empresarial geralmente é feito a partir do contato da companhia interessada com um determinado corretor. Existem profissionais que trabalham apenas para uma seguradora, enquanto existem profissionais que trabalham para várias ao mesmo tempo. No caso deste segundo perfil de profissional, acaba sendo muito mais interessante, pois permite com que as empresas comparem diferentes preços e coberturas, para saber qual delas vale mais a pena. Além disso, determinadas seguradoras também oferecem alguns benefícios adicionais, como menores prazos de carência de acordo com a quantidade de contratos em cada empresa.

Qual a diferença entre plano de saúde empresarial e por adesão?

O seguro de saúde empresa coletivo pode ser considerado como a apólice mais comum neste tipo de contrato, pois ele é feito diretamente pelas empresas, e permite que seus funcionários e demais membros possam aderir. Mas existem também algumas outras pessoas jurídicas que também podem fazer um seguro de saúde, como entidades de classe ou setoriais, por exemplo. Neste caso, as pessoas devem solicitar por um seguro coletivo por adesão. Ele conta algumas diferenças em determinadas regras mas, de um modo geral, ele acaba sendo muito parecido com a grande maioria dos seguros de saúde empresariais.

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Paulista, conectado 24h na internet, curioso pelos números, extremamente ligado ao mundo da Tecnologia e Logística. Contato: mauricio@roadapps.net

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