Gerenciamento de risco

Presa quadrilha especializada em roubo de cargas de eletrônicos

Presa quadrilha especializada em roubo de cargas de eletrônicos

A operação “Alibabá”, executada pela polícia civil da Delegacia Especializada em Repressão ao Furto, Roubo e Desvio de Carga, da Divisão de Operações Especiais (Deoesp), desfez uma forte quadrilha que agia com armamento pesado de forma agressiva no roubo de cargas de eletrônicos, principalmente na BR 381, entre os municípios de São Joaquim de Bicas e Itatiaiuçu, no estado do Espírito Santo.

Os suspeitos agiam, geralmente, seguindo veículos de transporte de eletrônicos com o objetivo de roubar a carga e as armas da escolta.

Em fevereiro deste ano a polícia deu início às investigações quando a quadrilha tentou roubar um caminhão que transportava eletrônicos. Os bandidos não conseguiram levar a carga, entretanto, levaram uma escopeta calibre 12, uma pistola 380, um revólver 38 e dois coletes balísticos da escolta que fazia a segurança do caminhão. 

No dia 6 de maio houve outra ação do grupo. Durante o ato, eles conseguiram roubar coletes balísticos e armas da escolta que fazia a segurança da carga de um contêiner carregado com videogames.

Dois jovens de 25 anos, Rodolfo Augusto Coutinho e Guilherme Teixeira Coelho, foram presos no dia 29 de abril após trocarem tiros com uma equipe da Polícia Rodoviária Federal em um trecho da BR 381, no município de Oliveira. Em posse dos bandidos, um veículo roubado e um aparelho bloqueador de sinais (jammer) que é usado por quadrilhas especializadas neste método de crime para anular rastreadores e iscas que poderiam existir nas cargas.

No dia 18 de junho, Douglas Leonardo Froes, de 24 anos, e Herick Santos Araújo, de 19, foram presos em flagrante por adulteração de sinais identificadores de veículo automotor e roubo majorado. Além disso, Giácomo Montanari Filho de 28 anos também teve sua prisão decretada por formação de quadrilha e receptação qualificada.

Felizmente a polícia conseguiu recuperar, no decorrer da operação, parte dos produtos furtados, entre eles, um Fiat/Fiorino que teve seu sinal de identificação adulterado e  um aparelho bloqueador de sinais.

roubo de cargas de eletrônicos

roubo de cargas de eletrônicos

O delegado Hugo Arruda, responsável pela coordenação das ações, acredita ter desarticulado uma poderosa quadrilha que ameaçava a segurança dos profissionais da área de transporte de cargas. Apesar dos transportadores estarem acompanhados por escolta armada, os bandidos não se sentiam inibidos e agiam de forma muito agressiva.

“Além dos roubos de cargas de eletrônicos, o grupo agia com muita violência, usando, inclusive, fuzis para amedrontar os motoristas e os profissionais que faziam a escolta”, destacou o delegado.

A violência era constante e todas as ações policiais foram fundamentais para o sucesso da operação.

As gerenciadoras de riscos tem um papel fundamental no planejamento de estratégias para evitar o roubo de cargas.

Para saber mais fale com um consultor do logística na nuvem especialista em prevenção de roubo de cargas clicando na imagem abaixo.

Cotação Gerenciamento de Risco
Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Gerenciamento de risco

Paulista, conectado 24h na internet, curioso pelos números, extremamente ligado ao mundo da Tecnologia e Logística. Contato: mauricio@roadapps.net

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem