Gestão e ISO 9001

Sistema WMS: Por que utilizar?

Sistema WMS: Por que utilizar?

O sistema WMS, cuja sigla significa Warehouse Management System, e em português quer dizer Sistema de Gerenciamento de Armazenagem, é um tipo de software que assume totalmente o controle do armazém, desde as etapas iniciais, quando o material chega ao local, passando pelo armazenamento até o fim de seu ciclo.

Uma das principais vantagens que o sistema WMS apresenta aos armazéns é a agilidade na entrega das mercadorias e uma melhor organização do armazém, além disso, sua utilização diminui consideravelmente os gastos com mão-de-obra. Diversas empresas do ramo varejista já utilizam o sistema WMS. Continue lendo e sai como o sistema funciona e quais são seus benefícios para as organizações.

 

Como funciona o sistema WMS?

Por ser um sistema smart, ou seja, dotado de inteligência artificial, o WMS faz com que a empresa que o utiliza possa reduzir seu número de funcionários de forma significativa, otimizando os gastos com folha de pagamento. Entre as tecnologias do sistema WMS, destaca-se o Auto ID Data Capture, que realiza a leitura automática de código de barras e utiliza a internet e intranet para realizar o controle do fluxo de mercadorias no armazém.

Geralmente, os sistemas WMS, possuem banco de dados, de modo que sua utilização permite que relatórios possam ser emitidos a qualquer momento, fazendo com que os gestores do armazém estejam sempre a par dos acontecimentos em sua empresa.

Por ser automatizado, o sistema WMS também evita erros operacionais como a perda e desvio de materiais no decorrer das operações.

 

Benefícios do sistema WMS

A utilização do sistema WMS traz diversos benefícios para a empresa que o faz, como a redução do número de funcionários, conforme já dito anteriormente. Além disso, o software possibilita uma catalogação dos produtos de acordo com a utilidade, tamanho, prazos de entrega e outros fatores quem podem ser escolhidos pelo gestor do armazém.

Outro fator que está levando muitas empresas de logística a adotarem o WMS como sistema de gerenciamento é a otimização do espaço. Por tudo no armazém ser catalogado digitalmente, é facilitada a aplicação da armazenagem verticalizada, que vem se tornando tendência em grandes empresas.

A priorização de atividades também é um grande benefício dos sistemas WMS. Como tudo no software é cadastrado com prazos para o cumprimento, o sistema classifica as atividades a serem desenvolvidas por ordem de importância, evitando enganos e atrasos.

Todos ganham com a utilização do sistema WMS: a empresa ganha por ter um armazém mais organizado, com menos erros operacionais e um custo menor de manutenção. Já os clientes, têm um melhor atendimento, sem atrasos na entrega de mercadorias, o que fará com que volte a trabalhar com a empresa.

Você utiliza o sistema WMS na sua organização? Conte-nos, através dos comentários, como é o funcionamento e quais benefícios ele traz.

 

 

Consultoria Iso 9001 transportadora
Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Gestão e ISO 9001

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem