Dicas

Sistemas de armazenagem verticalizados: o que são e como funcionam

Sistemas de armazenagem verticalizados: o que são e como funcionam

Você sabe o que são os Sistemas de armazenagem verticalizados?

A armazenagem é uma importante etapa do processo de logística e novidades do setor são apresentadas de tempos em tempos. Atualmente, muito tem se falado em sistemas de armazenagem verticalizados, que facilitam o trabalho de empresas que não possuem amplos galpões ou grandes espaços físicos. Nosso tema de hoje são as vantagens dos sistemas de armazenagem verticalizados.

 

Armazenagem: Como tudo começou?

Para falarmos da importância dos sistemas de armazenagem verticalizados, primeiramente é importante fazermos um rápido resgate de como a atividade de armazenamento surgiu.

Há registros de que as primeiras atividades da armazenagem surgiram no antigo Egito, num período de cerca de cinco mil anos atrás. Era hábito de o povo egípcio realizar trocas de suas plantações por produtos diversos com outros povos e, por isso, surgiu à necessidade de armazenar.

Milhares de anos se passaram e com o surgimento e expansão das indústrias, a armazenagem passou a ser vista como um importante setor das empresas, podendo até determinar fatores de grande interesse, tanto por parte da própria organização, como do público.

 

A armazenagem verticalizada

Verticalizar os sistemas de armazenagem é a nova tendência na indústria. Muitos especialistas da área de logística afirmam que os sistemas de armazenagem verticalizados apresentam muitas vantagens para as empresas. Isso acontece porque com esse tipo de sistema, não são mais necessários grandes galpões para realizar a armazenagem dos produtos. Além disso, a verticalização evita que funcionários tenham problemas relacionados à postura e ergonomia, temas já abordados anteriormente aqui.

A lógica da armazenagem verticalizada é utilizar o espaço do armazém em altura, colocando pallets uns sobre os outros e utilizando de empilhadeiras para fazer a retirada dos produtos que estiverem em localidades mais elevadas.

Para implantar um sistema de armazenagem verticalizado em uma indústria, são necessários diversos profissionais de logística, entre eles, os operadores de empilhadeira, que estão muito mais presentes em empresas que adotam esse tipo de armazenagem do que em organizações que praticam o processo de armazenagem tradicional.

Na armazenagem verticalizada, outra vantagem é a proteção ao meio-ambiente, uma vez que utilizando o espaço vertical, são evitadas derrubadas de árvores e áreas verdes para a construção de novos pavilhões. Em tempos de escassez de recursos naturais, pensar no ecologicamente correto é fundamental, até mesmo porque esse discurso está na moda e o setor de marketing da empresa pode se aproveitar disso de alguma forma, criando campanhas de conscientização ambiental e dizendo que se preocupa com a natureza.

Qual o tipo de sistemas de armazenagem utilizado na sua empresa? Já aderiram a armazenagem verticalizada ou ainda utilizam o método tradicional? Conte para a gente nos comentários e compartilhe sua opinião com os demais leitores.

View Comments (1)

1 Comment

  1. Pingback: Sistema WMS: Por que utilizar?

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Dicas

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem