Novidades Logística

Smart Truck: a tecnologia na logística

Smart Truck: a tecnologia na logística

A tecnologia na logística é algo que muito tem se desenvolvido nos tempos modernos.

Com o desenvolvimento de novos programas para computadores, o setor de logística viu a necessidade de estar sempre em constante renovação, a fim de acompanhar a evolução das demais áreas do ambiente empresarial. Foi pensando nisso que a maior fabricante de caminhões pesados dos EUA, a Daimler Trucks North America passou a ser investidora de uma das maiores empresas de sistemas de informação para caminhões, a Zonar Systems. Juntas, as duas gigantes têm o objetivo de desenvolver os melhores veículos conectados, os quais chamaram de smart trucks.

 

O que a parceria trará de novidades para a tecnologia na logística

A parceria entre as duas empresas promete ser um marco no que se refere à tecnologia na logística. O conselheiro administrativo da Daimler, Wolfgang Bernhard afirma que a parceria irá “colocar serviços conectados na estrada com mais velocidade e variedade”.

Uma das novidades que os novos smart trucks trarão é uma tecnologia de rastreamento. Com ela, vai ser possível rastrear palletts a partir do exato momento em que foram colocados no caminhão, por exemplo. O rastreamento individual de cada pallet segue durante todo o trajeto feito pelo veículo e se finda somente no momento em que é descarregado.

Outra boa novidade que os novos smart trucks trarão é relacionada ao meio-ambiente e poderá ser muito utilizada por empresas que adotam políticas de logística reversa. Trata-se de um software que envia à empresa relatórios periódicos de emissões de gases poluentes por parte dos caminhões. Dessa forma, as empresas poderão realizar ajustes para poluir cada vez menos o ambiente e preservar os recursos naturais.

 

Smart Trucks representam o futuro

Não é audacioso dizer que os smart trucks representam o futuro do ramo de transportes na logística. De acordo com o CEO da Zonar, Brett Brinton, tanto gestores, quanto motoristas serão beneficiados com o chamado caminhão do futuro.

Tudo que é novo pode assustar em um primeiro momento, mas a realidade é que os smart trucks vieram para ficar. Para isso caberá aos gestores das organizações, a realização de treinamentos para que todos os motoristas possam continuar exercendo suas atividades sem maiores problemas. A Zonar afirma que os programas que deverão ser operados pelos motoristas são bastante simples e intuitivos, a fim de não gerar problemas para as organizações.

Ainda não há uma previsão para o lançamento dos novos smart trucks no Brasil, no entanto, é aconselhável que os representantes de grandes empresas logísticas já estejam preparados para essa nova tendência de mercado do setor. O que você pensa sobre os smart trucks e seu impacto para a tecnologia na logística? Deixe sua opinião nos comentários.

Inscreva-se na nossa Newsletter
View Comments (2)

2 Comments

  1. Pingback: Gestão de frota: 4 dicas de como melhorar o desempenho na sua empresa

  2. Pingback: Curso de logística: saiba qual o perfil do profissional

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Novidades Logística

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem