Softwares

Software de logística, 5 dicas para sua transportadora

Software de logística, 5 dicas para sua transportadora

O que é software de logística? Quais os sistemas existem? e por que esses sistemas são tão importantes para fazer o controle da sua transportadora? 

TMS - Sistemas de Gestão de Transportes

TMS – Sistemas de Gestão de Transportes

1 – Software de logística / TMS – Sistemas de Gestão de Transportes 

Trata-se de um sistema para administrar relacionamentos das transportadoras, fretes, controles de roteiros de entrega, controle de desempenho de veículos e motoristas, fazer rastreamento de mercadorias e veículos, otimizando recursos de transportes, por exemplo:

• Gestão da expedição das Cargas;

• Planejamento e programação dos Fretes;

• Ocorrência no Transporte;

• Comunicação com Parceiros

• Controle formal das negociações com as transportadoras

• Rastreabilidade das informações e a emissão do romaneio de carga com as notas fiscais que serão expedidas, com opções de consulta para facilitar a montagem dos embarques

Controle e monitoramento dos fretes contratados pela empresa embarcadora, auxiliando nas operações decorrentes do frete previsto e realizado de matérias-primas, componentes, bens, materiais, embalagens e produtos acabados. Conferência automática, apontando as divergências entre o valor negociado e o valor cobrado pelo parceiro de transporte. Troca eletrônica de dados entre o embarcador e seus parceiros de transporte, de forma a agilizar os processos operacionais e reduzir os erros causados pela entrada incorreta de informações. Registro, controle e monitoramento das ocorrências (roubo, avarias, reentrega, devolução, e outras conforme necessidade), durante o trajeto da carga, auxiliando nas operações decorrentes e na escolha das próximas ações, como o pagamento de diárias.

Definição e controle de rotas de coleta.

O valor gerado por uma solução de TMS pode ser resumido nos seguintes benefícios: alta performance nas atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações), redução de custos, melhorias no nível de serviço e nos indicadores de desempenho e fornecimento de dados para a tomada de decisão.

Sistema de Monitoramento de Entregas

Ferramentas de monitoramento de entregas auxiliam na excelência do serviço, melhorando a produtividade a confiabilidade. São aplicações com as quais os condutores conseguem visualizar os embarques e entregas, podem buscar informações por meio de códigos de barras em documentos fiscais e podem confirmar a entrega fotografando, produzindo áudio ou fazendo um check in via GPS no local em que a carga é entregue, materiais que podem ser enviados aos gestores por um aplicativo de logística.

Além de tudo isso, a própria transportadora consegue se comunicar, notificando o motorista durante a viagem, melhorando o controle da operação e facilitando a tomada de decisões.

2 – Software de logística / Sistemas de Roteirização de cargas para operações de distribuição

sistema de roteirização de cargas para operação de distribuição

sistema de roteirização de cargas para operação de distribuição

Também conhecidos como roteirizadores, os sistemas de roteirização são ferramentas que ajudam no planejamento da operação de transporte e distribuição de cargas. Eles fazem cálculos de quilometragem, auxiliando na auditoria para pagamento de fretes às transportadoras terceirizadas, por exemplo.

Entre as principais funcionalidades de um bom sistema de roteirização, estão: definição exata das rotas, programação de veículos considerando o volume das entregas e as rotas percorridas e a determinação prévia do tamanho da frota.

Com o roteirizador é possível planejar a sequência de locais aonde as entregas devem ser feitas, considerando a localização geográfica e as condições de viagem e, assim, planejar o carregamento da carga, prever consumo de combustível, entre outros benefícios.

3 – Software de logística / Sistemas de Gestão de Frotas online

Sistemas de Gestão de Frotas online

Sistemas de Gestão de Frotas online

Toda a rotina de administração de frotas pode ser automatizada por meio de um sistema de gestão de frotas. Com ele, é possível controlar perícias técnicas, manutenções, controlar escalas de condutores, consumo de combustível, rotas e regras do gerenciamento de risco.

Um bom sistema de gestão de frotas dá mais qualidade e agilidade ao fluxo de informações que giram em torno da operação de veículos, reduz a quantidade de papéis necessários e dá mais poder de decisão aos gestores. Em poucos cliques é possível fazer escalas, retirar relatórios e otimizar a utilização da frota.

Algumas soluções adicionais:

Agendamento automático de entregas;

Agendamento de carregamento;

Controle do tempo de parada no cliente aguardando para descarregar o veículo

Gestão de contratos logísticos;

Otimização de carregamento;

Rastreamento e monitoramento do ciclo do pedido;

Transporte colaborativo.

Além de todas já citadas, há também outras soluções que tornam a gestão logística mais estratégica.

4 – Software de logística / Sistema WMS – Software para controle de armazenagem 

Sistema WMS

Sistema WMS

 

É uma parte muito importante da cadeia de suprimentos, e fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do espaço nos armazéns.

O WMS também dirige e otimiza a disposição de “put-away” ou “colocação no armazém” (em português), baseado em informações de tempo real sobre o status do uso de prateleiras. WMS tem a função de controlar estoques e permite que um armazém seja automatizado, e por esse motivo é muito utilizado em supermercados. O WMS  pode ser usado para controlar todos os armazéns uma transportadora.

Ter um sistema de WMS controlando seu armazém significa que a empresa depende menos da experiência das pessoas, uma vez que o sistema tem o controle de todas as informações da operação.

5 – Software de logística / Aplicativo de Checklist

Aplicativo de Checklist

Aplicativo de Checklist

Todas as empresas de transporte e logística estão acostumadas a fazer checklists diariamente. O aplicativo de checklist veio para facilitar essa tarefa.

Com esse app sua empresa pode criar modelos de formulários para diferentes tipos de auditorias. Seus funcionários irão responder essas perguntas pelo próprio celular, podendo anexar foto dos itens que estão sendo auditados.

O mais legal é que o aplicativo pode ser integrado com qualquer outro sistema da que sua empresa já utiliza.

Bom, hoje listamos os principais softwares que são utilizados  nas empresas que possuem excelentes resultados em sua gestão logística.

Fretes e cargas

Quer saber mais sobre algum desses sistemas? Fale com um consultor especializado em software de logística clicando na imagem abaixo.

Cotação Software de logística
Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Softwares

Paulista, conectado 24h na internet, curioso pelos números, extremamente ligado ao mundo da Tecnologia e Logística. Contato: mauricio@roadapps.net

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem