Softwares

Software de TMS – 6 vantagens para a sua transportadora

Software de TMS – 6 vantagens para a sua transportadora

Quais as vantagens de utilizar um software de TMS na sua operação logística?

Um dos focos principais de uma empresa bem sucedida é seu potencial competitivo e sua capacidade de melhor se adaptar às exigências do mercado sem perder a sua essência. Uma empresa disposta a liderar a competição certamente terá mais chances de sucesso. Tal sucesso pode, por exemplo, basear-se no método logístico de todo o percurso que o produto faz até a sua entrega de fato.

Muitas organizações tem utilizado as vantagens do Sistema de Gerenciamento de Transportes ou TMS (Transportation Management System) que é capaz de prover informações imediatas que auxilia na gerência do processo de distribuição. Essas informações permitem um aperfeiçoamento no percurso do produto, porque viabilizam a melhora na comunicação entre o gestor do sistema e o encarregado da entrega, podendo acelerar processos amarrados. Assim, a carga pode ser acompanhada desde sua expedição até sua entrega para o consumidor. As empresas que adoram o Sistema de TMS (Gerenciamento de Transportes) possuem vantagem competitiva frente às outras, por poder se valer das informações para agilizar processos que muitas outras não conseguem desamarrar. O TMS possui algumas especificações que vale a pena ressaltar.

1 – Comunicação imediata – Software de TMS

– Imprevistos no trajeto poderão ser comunicados em tempo real ao gestor responsável pela solução do problema em questão. O motorista do veículo deverá comunicar através de uma mensagem pelo computador de bordo. Dependendo do problema, o setor responsável poderá se mobilizar de forma certeira, pois já saberá como proceder.

2 – Controle máximo da Operação

– O processo será monitorado desde a expedição do produto até sua entrega ao cliente, de modo que as paradas, os imprevistos, qualquer atraso poderá ser notificado e, possivelmente, solucionado.

3 – Fim de desvios de rota

– O software  de TMS conta com “cercas eletrônicas” que emitem avisos de desvios de rota que o veículo deverá tomar, de modo que não será necessário percorrer rotas que não estavam previstas. Evitar um aumento imprevisto no percurso evita também prejuízos com o transporte, que poderia sair mais caro e também evita atrasos desnecessários.

4 – Controle sobre o tempo de paradas, carga, descarga e espera em cliente – Software de TMS

– O software garante o controle total do transporte ao departamento responsável sobre não só o número de paradas que o motorista faz durante o percurso, mas também quanto tempo leva em cada uma delas. Isso também permite calcular o tempo para carregar e descarregar o veículo. Essas informações podem garantir a criação de novos métodos de utilidade do tempo.

5 – Controle e segurança do veículo

– O sistema emite registros em tempo real sobre as condições em que o veículo está sendo conduzido, como velocidade, por exemplo. Veículos com carga em alta velocidade representam sério risco de acidentes que podem trazer prejuízos materiais e colocar vidas em risco. Além disso, multas podem ser evitadas, uma vez que a empresa saberá caso o motorista esteja desrespeitando os limites exigidos por lei. O sistema vai além, e permite ainda maior controle do veículo através de travamento automático do baú, controle da sirene de aviso e imobilização compulsória do veículo através do corte do óleo.

6 – Alertas de irregularidades

– O TMS possui funções que permite que se insira áreas de alta periculosidade que devem ser evitadas. O risco dessas áreas está ligado a assaltos relativamente frequentes. Dessa forma, caso o veículo para, desavisadamente em um local considerado de risco, o sistema emitirá um alerta automático ao controlador. Ainda é possível encontrar em um software de TMS um botão de alerta que comunica a abordagem por quadrilha de assaltantes ao controlador, de modo que o veículo pode ser imediatamente travado, ou ter as sirenes ligadas, por exemplo.

software de tms

software de tms

Existem diversos tipo e preços de  software de TMS. Descubra qual se encaixa no perfil da sua transportadora

Todas elas, entretanto, entendem que o sacrifício vale o retorno que virá também em redução de custos e riscos, não só através de prejuízos evitados, mas na aceleração de um processo que poderia conter imprevistos causadores de sérios atrasos e empecilhos. A empresa que consegue acelerar os seus processos acaba se destacando frente às outras, e levando vantagem na competitividade. Um investimento tecnológico capaz de melhorar a comunicação do sistema permite também descobrir novos erros e corrigi-los, aperfeiçoando o processo como um todo, sendo uma base sólida para outros departamentos. É no mínimo vantajoso que se busque inserir softwares de gestão no processo logístico, uma vez que a perspectiva da redução de custos por si só facilitará tal investimento.

As empresas que não utilizam software de TMS certamente deverão fazer no futuro a escolha de usar ou ficar relegada à defasagem, contando com problemas que para outras terão sido eliminados, sem mencionar os riscos graves de imprevistos como assaltos e acidentes, além da má fé de motoristas e de multas que poderiam facilmente ter sido evitadas através de um controle maior. A segurança do veículo é fator primordial para um transporte eficiente, que pode ser base do sucesso de todo um processo logístico. 

Para saber mais sobre o software de TMS fale com um consultor clicando na imagem abaixo:

Cotação Software de logística
Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Softwares

Paulista, conectado 24h na internet, curioso pelos números, extremamente ligado ao mundo da Tecnologia e Logística. Contato: mauricio@roadapps.net

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem