Softwares

Tecnologia nos processos logísticos, como ela pode auxiliar?

Tecnologia nos processos logísticos, como ela pode auxiliar?

Como a tecnologia nos processos logísticos podem auxiliar o dia a dia da sua transportadora.

É sabido que a logística está relacionada a diversas atividades que contribuem para um melhor desenvolvimento do processo em sua totalidade. Uma dessas áreas que muita auxilia a logística é a tecnologia. Quando aliadas, logística e tecnologia podem apresentar resultados melhores, garantindo a integridade da carga nos prazos estabelecidos pelo cliente e com uma diminuição significativa de custos.

 

A tecnologia nos processos logísticos de transporte de cargas rodoviárias

Tecnologia nos processos logísticos

Tecnologia nos processos logísticos

Durante uma jornada é comum que muitos imprevistos aconteçam com o motorista de caminhão, o que pode ocasionar atraso de entrega nas mercadorias. Hoje em dia esse tipo de problema pode ser amenizado facilmente com o auxílio de softwares que permitem que o coordenador de operações se comunique com o caminhoneiro por meio de dispositivos móveis. Desse modo, o coordenador pode informar o motorista sobre bloqueios da pista, fazendo com que o profissional faça uma rota diferente da pré-estabelecida, por exemplo.

Além disso, os caminhões e demais veículos podem ser monitorados e rastreados via satélite em tempo real, o que intimida os bandidos a realizem roubos de cargas e localiza o veículo com maior facilidade em caso de ocorrências assim.

Outro benefício da tecnologia no transporte é o fato de que podem ser mensurados, através de aplicativos,  a quantidade de combustível utilizado, os gastos do motorista com alimentação e hospedagem, entre outros. Isso possibilita que o empresário faça cálculos para ações futuras.

 

A tecnologia na distribuição

Assim como no transporte, a tecnologia também pode facilitar os processos logísticos nos centros de distribuição. Para isso existem no mercado diversos tipos de softwares, sendo alguns bastante simples, como aplicativos de download gratuito para smartphones, por exemplo. Obviamente, os aplicativos não são tão completos como um programa pago, mas podem ser úteis para armazéns de pequeno e médio porte.

Os programas computadorizados permitem que pedidos, contratos e notas fiscais fiquem disponíveis para todos os envolvidos no gerenciamento do armazém. Tendo tudo feito de forma organizada, se evita atrasos na separação na mercadoria que será entregue e outros problemas similares.

Leia também: O que é checklist?

A tecnologia na comunicação

Ter uma boa comunicação entre o centro de distribuição com motoristas é essencial para o bom funcionamento e a garantia da entrega das mercadorias no tempo certo. As ligações telefônicas, que costumavam ser muito caras no passado, hoje em dia podem ser gratuitas e feitas através de dispositivos móveis em smartphones. Para isso, no entanto, é necessário que os caminhões sejam equipados com internet wi-fi, o que não gera custos altos para a empresa e garante uma comunicação rápida e eficaz em qualquer ocasião.

Vimos que a tecnologia se tornou algo essencial para a logística e muito contribui para que o cliente receba seus pedidos sem contratempos. Tanto no transporte, como na distribuição e na comunicação, a tecnologia deixou de ser um diferencial para ser uma necessidade, por isso, se você ainda não se atualizou com as novas tecnologias, deve fazer isso o mais breve possível para não ficar para trás. Como a tecnologia mudou os processos logísticos na sua empresa?

Para falar com um consultor especialista em tecnologia nos processos logísticos, clique na imagem abaixo.

Cotação de fretes

Cotação Software de logística
Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Softwares

Logística na Nuvem é um portal de conteúdo educativo para o mercado de logística e transporte. Tire dúvidas, busque informações, peça uma cotação com empresas parceiras e muito mais!

  • - Gerenciadora de Risco
  • - Software de Logística
  • - Isca Eletrônica para Carga
  • Seguro de carga

Copyright © 2015 Logística na Nuvem